COMO PUBLICAR UM LIVRO?

Como publicar um livro?
  • 29 de novembro de 2022
  • |
  • CATEGORIA: Mercado Editorial
Antes de te dizer COMO publicar um livro, gostaria de comentar em quantas anda a comercialização de livros no Brasil.

Venho acompanhando o crescimento do mercado desde que entramos em quarentena e muitas pessoas encontraram apoio nos livros. Posso dizer que o mercado nacional está aquecido quando se pensa em publicações e, consequentemente, em vendas de exemplares.

A verdade é que os brasileiros nunca deixaram de ler, mas com a pandemia os relatórios de 2021 apontam que a comercialização de livros teve um aumento de 29% em relação a 2020, o que na prática significa que precisamos de mais escritores e histórias no mercado.

Agora sim, a publicação!

Você, autor, que tem um livro ou acabou de finalizá-lo, sabe como colocá-lo no mercado? Publicar e encontrar seus leitores aproveitando essa onda de apaixonados por livros, que a princípio buscavam apenas passar o tempo na quarentena, mas que agora em 2022 ainda procuram por novas histórias?

Se a resposta for NÃO, você precisa descobrir como fazer isso agora mesmo. Se for SIM, perfeito! Mas mantenha o foco no interesse do seu público, esse será o ponto-chave para que você se torne reconhecido em seu gênero literário. #ficaadica

Direto ao ponto: Formas de publicar um livro

Veja as diferentes formas de como você pode ter um livro publicado

1. Publicação independente

“Independente”, aquele que não depende. Sei que tem obviedade na frase, mas vale frisar, porque cada vez mais a publicação de quem “não depende” de uma editora está ganhando mercado e se consolidando.

Aqui, o próprio escritor é quem gerencia as contratações de profissionais e acompanha cada etapa do projeto gráfico, produção editorial e distribuição dos exemplares em Marketplace.

A divulgação para captação de leitores também é mão na massa do autor, mas vamos ser sinceros, essa parte seria de qualquer forma uma responsabilidade sua. Afinal, você é o maior conhecedor do seu público e há muito tempo comanda as ações para aproximá-lo de suas obras.

2. Editora parceira

Parceria de verdade. O escritor contrata uma editora para “gerenciar” o projeto gráfico e a produção editorial, mas vale comentar que apesar do investimento financeiro, em alguns contratos a participação do autor nas decisões, inclusive de capa, são limitadas.

Essa parceria visa melhor desempenho comercial. Claro que existem muitas editoras parceiras comprometidas com a prestação de um bom serviço, mas seria irresponsável levantar essa questão sem fazer um comentário extra, para que você, escritor, fique atento aos pequenos detalhes desse tipo de contrato, principalmente sobre o tempo que a tiragem total será impressa, duração do contrato e distribuição.

Lembre-se que o independente também consegue fazer distribuição e controlar quantos exemplares serão impressos e em qual período.

3. Editora tradicional

Escritores sonham em ser descobertos por uma editora e posso dizer que esse sonho é válido se você fizer a sua parte para que isso aconteça.

Como assim Mag?

A verdade é que as editoras tradicionais estão de olho em escritores que demonstram ter pessoas interessadas naquilo que ele escreve.

Uau! Mas ficou ainda mais confuso, Mag.

Diferente de outras épocas, você não deve ficar com seus originais guardados, esperando ser descoberto por indicação ou porque comentou que tem uma obra pronta. Na verdade, é preciso que suas histórias ganhem o mundo, quem sabe pela Amazon ou pelo Wattpad, e que seja divulgada nas redes sociais para que os leitores comentem, resenhem e indiquem.

E saiba que algumas editoras estão de olho nessa movimentação. Simultaneamente a essa estratégia, o escritor precisa seguir firme nos trabalhos de pesquisa, primeiro pela escolha da editora e depois, para saber os cronogramas editoriais e agir.

Mag, você está me assustando. Tudo isso por quê? Só quero ser publicado!

A questão é que as editoras tradicionais possuem um calendário editorial e você precisa ficar atento. Mas vamos começar pelo começo e você entenderá o que deve fazer:

  • Pesquise sobre editoras que publicam seu gênero de trabalho.
  • Acompanhe pelo site da editora o período de recebimento do book proposal (material com informações cruciais sobre sua obra que serve para editora avaliar), lembrando que algumas só aceitam book proposal enviado por um agente literário. Nesse caso, a pesquisa passa a ser sobre qual agente literário nacional atua com seu gênero de trabalho e quando ele recebe originais para avaliar.
  • Esse último comentário é mais alerta do que informação, diretamente relacionado a publicação: fique sabendo que agentes literários não cobram para apresentar sua obra, na verdade, eles ganham uma porcentagem somente quando o livro for publicado.
  • Independente do caso, tenha o seu original finalizado, se possível avaliado por um leitor crítico e leitores betas, com a revisão ortográfica concluída. Ninguém quer ter a oportunidade de publicar por uma editora tradicional e deixar passar. Então, retire seu original da gaveta e vamos lá.

Com certeza voltaremos nesse tema, porque existe um mercado incrível para publicações e nem falamos ainda sobre os editais, histórias que se tornam projetos audiovisuais ou que podem ser trabalhados em sala de aula, audiobooks ou da presença cada vez mais atuante dos livros digitais. No entanto, a partir de agora você conhece alguns caminhos de como publicar um livro e poderá traçar a sua trajetória, inclusive, publicando com a Insight Editorial.

Mag Brusarosco
Mag Brusarosco | Coluna da editora-chefe Insight Editorial

CONTEÚDO RELACIONADO

Como ser um escritor atrativo para as editoras?

COMO SER UM ESCRITOR ATRATIVO PARA AS EDITORAS?

Essa é a resposta que vale milhares de exemplares vendidos e em 3 partes eu vou te ajudar a entender o que uma editora procura e como se tornar um escritor atrativo para as editoras. 1. Escritores com obras concluídas e com a mente aberta Parece óbvio, mas muitos autores sonham em ser publicados e […]

LEIA MAIS

LIVROS
DE FICÇÃO

As melhores histórias nacionais você encontra aqui! Autores selecionados criteriosamente, que esbanjam criatividade e dominam a arte de encantar os seus leitores.

PUBLIQUE SEU LIVRO

LIVROS
DE NÃO FICÇÃO

Chegou a hora de alavancar a sua carreira! Compartilhe seu conhecimento com o mundo e ganhe autoridade, tornando-se referência dentro do seu segmento.

PUBLIQUE SEU LIVRO